Prazo para implantação do e-Social é adiado: saiba como se preparar

Adiada para novembro, a implantação do e-Social em micro e pequenas empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, deve mudar radicalmente a organização, transmissão e processamento de dados enviados aos órgãos governamentais.


A utilização da ferramenta também será obrigatória para MEIs (Microempreendedores Individuais), que possuem funcionários registrados em carteira. Obrigatório no Brasil desde o ínicio do ano, o programa já está em funcionamento em empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais.


“As pequenas empresas terão um período maior para se adaptar ao sistema devido à falta de estrutura destes profissionais, que têm menos recursos e informação. Porém, é preciso aproveitar a nova data oferecida pelo governo para se planejar”, afirma o diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria, Marcus Vinícius Apóstolo.

De acordo com o executivo, uma das mudanças necessárias refere-se ao gerenciamento interno dos dados. “É preciso organização e até mesmo familiaridade com informática. O eSocial fará com que as empresas deixem de acumular papel e passem a vivenciar uma rotina de digitalização, com a geração de documentos on-line”, explica Marcus Vinícius.


Entre os principais documentos que devem estar atualizados antes da implantação do programa estão o livro de registro de funcionários, assim como seus cadastros, folha de pagamento, obrigações acessórias e laudos da Medicina do Trabalho.



Para ele, o principal desafio da implantação do programa será a conscientização. “As empresas de contabilidade terão que manter uma comunicação eficiente e constante com os clientes para que os documentos sejam enviados com antecedência. Só assim a alimentação de dados exigida pelo eSocial será feita em tempo real e dentro do prazo”, aponta o executivo.


A organização, contudo, será vantajosa para todos os empresários. O executivo da Itamaraty Contabilidade & Auditoria cita alguns benefícios do eSocial:


  • Melhora do controle de cadastro dos funcionários;

  • Realização precisa de cálculos trabalhistas;

  • Acesso a documentos variados, em tempo real;

  • Segurança em relação as fraudes;

  • Aumento de transparência das informações prestadas;

  • Facilidade na recuperação de informações;

  • Efetividade na garantia dos direitos trabalhistas;

  • Melhora na gestão interna.


"A partir do início da obrigatoriedade e da efetiva prestação das informações pelas empresas, será possível substituir os procedimentos e perceber, na prática, os efeitos da desburocratização inerente a este programa. Com isto, o retorno da empresa será viabilizado pela otimização de tempo”, conclui Marcus Vinícius Apóstolo.

Fonte: Note! Comunicação

7 visualizações

Contabilidade em todo o território nacional centralizada em um único canal de atendimento.

(17) 3211-4400

itamaraty@itamaratyonline.com.br

R. Olavo Bilac, 10, Vila Diniz

São José do Rio Preto/SP

CEP 15013-210

logo_whatsapp_2020.png
instagram-logo-png-2426.png
logo_facebook_2020.png

© 1981 - 2019 Itamaraty Contabilidade & Auditoria