BPO Financeiro durante a pandemia

Estamos vivendo, sem dúvidas, o principal período em que o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) pode fazer a diferença para a sobrevivência das empresas.


Estamos vivendo, sem dúvidas, o principal período em que o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) pode fazer a diferença para a sobrevivência das empresas. Entre os muitos benefícios desse serviço, estão redução de custos, empresário focado no core business e informações gerenciais personalizadas em tempo oportuno para tomada de decisão. Com a pandemia do coronavírus e com os empresários precisando se reinventar para conseguir sobreviver, poder confiar em uma empresa que pode gerar economia financeira, assumir a carga administrativa financeira (assim como atender o contador) e ainda dar informações importantes para que possam elaborar sua estratégia é um “respirador” para quem está na UTI.


Contudo, é preciso ter cautela. Os pontos de atenção são variáveis de acordo com a atividade, o tamanho da empresa, a infraestrutura e a legislação, sofre alterações quase diariamente. E é exatamente por isso que o trabalho do BPO Financeiro deve ser personalizado, ou seja, é preciso entender as características únicas de cada empresa para gerar informações de valor.


Não basta assumir o financeiro do negócio querendo impor uma nova forma de trabalho e exigir mudanças nas rotinas há anos estabelecidas. O ideal é otimizar os processos, validar as informações, atender aos questionamentos da contabilidade e gerar relatórios gerenciais que façam sentido ao empresário.


Assim, investir em BPO Financeiro em plena pandemia pode gerar mais capital com menos recursos aos empresários. Para isso, é necessário melhorar a administração financeira e tomar decisões mais assertivas.


Neste caso, a terceirização é a palavra-chave. E muitas vezes a terceirização traz também mais qualidade. Além disso, o custo também acaba sendo menor. Veja o exemplo do contador: toda empresa tem que ter a atuação desse profissional e se fosse contratá-lo como um colaborador fixo seria caro demais, porém, com a terceirização é possível encontrar especialistas de acordo com o segmento desejado por um valor acessível. Outro exemplo é o departamento de T.I. (Tecnologia da Informação). As empresas nem sempre têm demanda para ter um colaborador em tempo integral, mas o serviço não deixa de ser necessário, então, contratar uma empresa terceirizada e especialista em T.I. gera um custo-benefício muito mais vantajoso.


Em meio à crise, já foi possível ver empresas e pessoas se reinventando, cedendo a situações que tinham muita resistência, e quando isso aconteceu perceberam que é possível e que a mudança também pode trazer bons resultados. O trabalho em regime de home office é um grande exemplo disso e grandes empresas já cogitam não retornarem à estrutura anterior.


A partir de agora, os processos, a forma de agir e como o mercado se comportará não serão mais como antes e precisaremos nos adaptar ao “novo normal”. Desta forma, investir em novos processos e novas estruturas que podem otimizar os gastos e garantir um crescimento saudável à empresa pode ser uma ótima saída. Precisamos, cada vez mais, de soluções financeiras e gerenciais para que os negócios não fiquem inertes e se percam em meio aos desafios do dia a dia. Evoluir é a nova ordem!


Fonte: Portal Contadores


Url: https://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2020/09/25/bpo-financeiro-durante-a-pandemia.html


Autor: Janaína Furquim de Novaes é contadora, administradora de empresas e diretora da HUB Assessoria Financeira Digital



Sobre a Itamaraty Contabilidade & Auditoria

A Itamaraty Contabilidade & Auditoria é uma das principais referências em contabilidade da região de São José do Rio Preto (SP), desde 1981. Possui uma equipe formada por 90 colaboradores que atendem mais de 400 clientes e expertise em diversos setores de negócios, como factoring, comércio, indústria, holdings patrimoniais e agronegócios. Entre os principais serviços prestados estão gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoas, consultoria e assessoria em abertura de empresas, além de atendimento a pessoas físicas em serviços como declaração do Imposto de Renda e elaboração de folha de pagamento de empregados domésticos.


Sede da Itamaraty Contabilidade & Auditoria

2 visualizações

Contabilidade em todo o território nacional centralizada em um único canal de atendimento.

(17) 3211-4400

itamaraty@itamaratyonline.com.br

R. Olavo Bilac, 10, Vila Diniz

São José do Rio Preto/SP

CEP 15013-210

logo_whatsapp_2020.png
instagram-logo-png-2426.png
logo_facebook_2020.png

© 1981 - 2020 Itamaraty Contabilidade & Auditoria