Gestão financeira. 4 dicas infalíveis

A Gestão Financeira é um elemento indispensável da administração de uma empresa. Compreender bem as dicas de gestão financeira que passaremos nesse artigo pode ajudar bastante na sua rotina empresarial.

 

Confira bem o que nossa equipe aqui da redação Itamaraty trouxe para você, e se tiver dúvidas a respeito da aplicação de nossas dicas de gestão financeira, não hesite em falar com um de nossos especialistas para receber maiores esclarecimentos.

 

4 dicas de gestão financeira – os pilares da gestão financeira

Ainda que algumas de nossas dicas soem relativamente “básicas”, não ignore a importância das mesmas, e tome a presença delas na lista como um lembrete de quão essencial é o investimento nas mesmas:

 

Acompanhamento disciplinado do desempenho financeiro

Para que uma boa gestão financeira seja conduzida, consistência e disciplina são chaves. O acompanhamento do fluxo de caixa, por exemplo, deve ser feito diariamente, e isso vale para todos os outros indicadores que sofram oscilações dia a dia. Outros indicadores, como o faturamento, margem de lucro e nível de endividamento, devem ser acompanhados com menor frequência, mas com igual disciplina.

 

Contas pessoais devem ser manejadas separadamente

Talvez essa seja uma dica mais voltada para empresas de pequeno porte, mas precisamos sempre lembrar que contas pessoais precisam ser geridas e movimentadas separadamente, sem envolvimento com as contas da empresa. Isso não somente ajuda a garantir que sua gestão financeira ficará mais clara e compreensível, como também vai evitar problemas com o Fisco.

 

Análise de dados e aplicação na gestão da marca

A Gestão Financeira não é apenas uma obrigação, algo que deve ser feito para evitar problemas. Com os dados colhidos com a análise do desempenho financeiro, é possível criar projeções, traçar tendências, entender melhor o caminho que a marca está trilhando e melhor orientar a empresa rumo a um status de maior sucesso. As análises aqui devem ser tanto qualitativas quanto quantitativas, e a interpretação deverá sempre ser plenamente profissional e aprofundada, evitando desencontros e projeções distantes da realidade.

 

Investimento em especialistas e apoio tecnológico

Todo cuidado aos detalhes é pouco quando se fala na gestão financeira de uma empresa. Por isso, a última de nossas dicas de gestão financeira é o investimento na assessoria de especialistas, algo que garante que todos os elementos citados acima estarão sendo bem conduzidos, como também a aplicação de softwares de gestão, que reduzem o erro humano e garantem maior eficiência e praticidade para a gestão financeira.

 

Esteja em dia com a sua marca e garanta o sucesso dela

Investir na boa gestão financeira de sua empresa é um passo estratégico essencial para a sobrevivência de marcas no mercado atual, extremamente competitivo, onde a tecnologia está cada vez mais democratizada, e que o conhecimento circula mais livremente, por meio de artigos como este.

 

Nesse contexto, não há espaço para hesitar quando o assunto é investir no aprimoramento de sua gestão. Que tal conversar com nossa equipe aqui da Itamaraty e entender melhor como podemos te ajudar? Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *